Gastrite na gestação
Gastrite é uma inflamação na mucosa do estômago causada pela agressão do próprio ácido estomacal que pode ser pelo aumento de acidez no estômago, esse aumento pode ser causado por ansiedade, estresse, hábitos inadequados, alimentação inadequada e outros. Ou pode ocorrer pela redução das defesas da parede do estômago contra a acidez.
Quando a gastrite se desenvolve durante a gestação é importante atentar aos sintomas, pois quanto mais rápido ocorrer o diagnóstico mais fácil e rápido o tratamento. Quando os sintomas aparecerem converse com seu obstetra, pois apenas ele pode prescrever o medicamento adequado para diminuir o secreção acida produzida pelo estômago, além de fazer algumas adequações em seu cardápio.
Os principais sintomas que aparecem em gestantes são:
- perda de apetite;
- náuseas e vômitos,;
- dor e queimação na boca do estômago.
O aparecimento da gastrite ou outras dispepsias (é importante considerar que muitos desses sintomas pode ser decorrentes de outras situações como a esofagite – situação parecida à gastrite, porém a esofagite é a inflamação do esôfago).
A gastrite na gravidez pode estar ligado as mudanças hormonais ocasionadas pela gestação. A esofagite na gravidez geralmente está relacionada ao crescimento do útero que pressiona o estômago fazendo com que o ácido retorne ao esôfago causando lesões no esôfago e consequente queimação e azia.
É importante que você adquira hábitos saudáveis que vão ajudar na prevenção do problema como por exemplo uma alimentação saudável e adequada para a gravidez e a prática regular de exercícios físicos permitidos na gravidez. Lembrando que é de extrema importância deixar seu obstetra ciente de seus sintomas para que ele possa fazer todas as orientações necessárias.