A gastrite que é a inflamação da mucosa do estômago após ter seu diagnóstico firmado pelo médico deve ser adequadamente tratada de acordo com sua gravidade, sintomas principais e outras situações paralelas e/ou concomitantes. O tratamento contra a gastrite deve incluir:
- Retirada de fatores causais ou agravantes;
- Mudanças de hábitos de vida;
- Mudanças de hábitos alimentares;
- Medicação específica para a causa;
- Remédios sintomáticos;
- e a medicação para a gastrite propriamente dita.
Todas as possíveis causas da gastrite devem ser afastadas e/ou tratadas: medicamentos (antiinflamatórios e outros), tabagismo, bebidas alcoólicas, maus hábitos alimentares, infecções bacterianas, ansiedade, estresse e assim por diante. Hábitos de vida prejudiciais devem ser banidos e substituídos por hábitos saudáveis.
O tratamento para a gastrite inclui cuidados na alimentação com proibição de alguns alimentos, restrição de outros e substituições devem ser feitas por alimentos que auxiliam no tratamento da gastrite. Os remédios utilizados devem tratar as causas, os sintomas mais incômodos e a própria gastrite de maneira satisfatória.
Depois que você já estiver tratando e comum que seu médico peça uma endoscopia digestiva alta para efetuar um controle periódico para analisar o grau de resultado do tratamento, que no caso da gastrite um bom tratamento deve garantir a melhora total dos sintomas e também das lesões encontradas na endoscopia.